domingo, 30 de março de 2014

Reflita

Mensagem que ganhei (28 de abril de 2013) de uma estátua viva lá no Bairro da Liberdade. Muito pertinente.

Insônia

E na calada da madrugada

Nem todo escuro é preto

Nem todo gato é pardo

Nem todo som é grito

Nem todo sono é de olhos fechados.

By Velufreitas

Texto escrito no dia 9 de maio de 2013

quinta-feira, 20 de março de 2014

Aprender a ouvir

Me deparei com um belo texto reflexivo:

Ouça, apenas ouça

Pode parecer simples, mas ouvir de verdade, prestando atenção no que o outro está falando, não é nada fácil. Esse exercício, aliás, nos torna mais abertos e atentos para viver o agora.

Leia-o na íntegra: http://vidasimples.abril.com.br/temas/ouca-apenas-ouca-749211.shtml

Tenho feito esse exercício de aprender a ouvir no meu treinamento para o voluntariado e realmente é algo muito difícil. Estamos tão acostumados a falar sem parar, a dar palpite sem ser solicitado, temos a solução imediata antes mesmo de nos inteirarmos do asunto e do sentimento ali envolvido.

Medimos a dor do outro com a nossa medida e nos esquecemos de que cada ser é único, a sensibilidade, os afetos e os sentimentos são exclusivos, portanto, não temos o direito de balizar nada sob a nossa ótica perceptiva, não somos donos da verdade absoluta, não temos todas as respostas, nem para os nossos próprios problemas quiçá para o do outro.

E de verdade, a única coisa que o outro quer é ser ouvido, é falar o que lhe incomoda, aflige, entristece ou seja lá o que se passa internamente. Em situações de angústia, de perda, de dor,  o ato de reverberar traz o alívio que tanto precisa, cada um é responsável por si próprio, por suas escolhas, consequentemente por seus “frutos”, às vezes maravilhosos e cobiçados em outros totalmente estragados e sem utilidade, caberá a cada um saber como lidar com essas situações e que atitudes tomar.

Porém, seja em que momento for, mas nos mais inconstantes emocionalmente, um ombro amigo, um ouvido que escuta e uma mão que faz cafuné, são essencias para nos fazer se sentir acolhido e assim o coração se acalma, a paz chega, o sorriso suprime o choro e enfim nos sentimos renovados para mais uma vez seguir em frente nessa vida que tanto judia, mas também ensina e na qual a gente insiste em ficar.

By Velufreitas

 

domingo, 16 de março de 2014

Viver

Rabisque, rascunhe, arranhe, remende, cole
Se jogue na vida, na mesa, na cama, na sarjeta
Aproveite o momento, a fome, a luxúria, a miséria
Se nada der certo ao menos você viveu

By Velufreitas
Texto escrito no dia 10 de abril de 2010 com adaptações no dia da postagem.




Vibrante

Vibrante são as cores que me envolvem 
E fazem a minha vida ser mais intensa.

By Velufreitas
Texto escrito no dia 10 de abril de 2012



Apimente-se

Apimente cada segundo da sua vida dê mais sabor para os seus momentos.

By Velufreitas
Texto escrito no dia 9 de abril de 2012

Sustentabilidade

Sustentabilidade em tempos modernos fazendo bom uso dentro de casa: vidros de geleia viram porta retratos, frascos de perfumes viram vasos, garrafas de azeite viram porta pulseiras, latas se transformam em porta bijus, cúpula do abajur é renovada com guardanapo estampado.

“Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

By Velufreitas
Texto escrito no dia 12 de abril de 2012
 
Blogger Templates