domingo, 30 de março de 2014

Reflita

Mensagem que ganhei (28 de abril de 2013) de uma estátua viva lá no Bairro da Liberdade. Muito pertinente.

Insônia

E na calada da madrugada

Nem todo escuro é preto

Nem todo gato é pardo

Nem todo som é grito

Nem todo sono é de olhos fechados.

By Velufreitas

Texto escrito no dia 9 de maio de 2013

quinta-feira, 20 de março de 2014

Aprender a ouvir

Me deparei com um belo texto reflexivo:

Ouça, apenas ouça

Pode parecer simples, mas ouvir de verdade, prestando atenção no que o outro está falando, não é nada fácil. Esse exercício, aliás, nos torna mais abertos e atentos para viver o agora.

Leia-o na íntegra: http://vidasimples.abril.com.br/temas/ouca-apenas-ouca-749211.shtml

Tenho feito esse exercício de aprender a ouvir no meu treinamento para o voluntariado e realmente é algo muito difícil. Estamos tão acostumados a falar sem parar, a dar palpite sem ser solicitado, temos a solução imediata antes mesmo de nos inteirarmos do asunto e do sentimento ali envolvido.

Medimos a dor do outro com a nossa medida e nos esquecemos de que cada ser é único, a sensibilidade, os afetos e os sentimentos são exclusivos, portanto, não temos o direito de balizar nada sob a nossa ótica perceptiva, não somos donos da verdade absoluta, não temos todas as respostas, nem para os nossos próprios problemas quiçá para o do outro.

E de verdade, a única coisa que o outro quer é ser ouvido, é falar o que lhe incomoda, aflige, entristece ou seja lá o que se passa internamente. Em situações de angústia, de perda, de dor,  o ato de reverberar traz o alívio que tanto precisa, cada um é responsável por si próprio, por suas escolhas, consequentemente por seus “frutos”, às vezes maravilhosos e cobiçados em outros totalmente estragados e sem utilidade, caberá a cada um saber como lidar com essas situações e que atitudes tomar.

Porém, seja em que momento for, mas nos mais inconstantes emocionalmente, um ombro amigo, um ouvido que escuta e uma mão que faz cafuné, são essencias para nos fazer se sentir acolhido e assim o coração se acalma, a paz chega, o sorriso suprime o choro e enfim nos sentimos renovados para mais uma vez seguir em frente nessa vida que tanto judia, mas também ensina e na qual a gente insiste em ficar.

By Velufreitas

 

domingo, 16 de março de 2014

Viver

Rabisque, rascunhe, arranhe, remende, cole
Se jogue na vida, na mesa, na cama, na sarjeta
Aproveite o momento, a fome, a luxúria, a miséria
Se nada der certo ao menos você viveu

By Velufreitas
Texto escrito no dia 10 de abril de 2010 com adaptações no dia da postagem.




Vibrante

Vibrante são as cores que me envolvem 
E fazem a minha vida ser mais intensa.

By Velufreitas
Texto escrito no dia 10 de abril de 2012



Apimente-se

Apimente cada segundo da sua vida dê mais sabor para os seus momentos.

By Velufreitas
Texto escrito no dia 9 de abril de 2012

Sustentabilidade

Sustentabilidade em tempos modernos fazendo bom uso dentro de casa: vidros de geleia viram porta retratos, frascos de perfumes viram vasos, garrafas de azeite viram porta pulseiras, latas se transformam em porta bijus, cúpula do abajur é renovada com guardanapo estampado.

“Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

By Velufreitas
Texto escrito no dia 12 de abril de 2012

Amar as pessoas

Amar as pessoas como elas são.
Aproveitar o que tem a nos oferecer e viver cada dia com paixão e intensidade, não deixando a página em branco...

By Velufreitas
Texto escrito em 12 de novembro de 2009

Parei de fumar

Parei de fumar depois de 26 anos de vício.
Busquei ajuda médica e medicamentosa e contei com o apoio de pessoas próximas que me suportaram no período inicial de abstinência.

Muito obrigada! 

By Velufreitas
Texto escrito no dia 27 de julho de 2010


Não tem preço

Algumas coisas na vida são ímpares, memoráveis, prazerosas e jamais sairão daquele cantinho especial de nossa lembrança e não há dinheiro algum que pague o bem que fez para nossa alma nos tornando pessoas mais felizes e forte para enfrentar as asperezas do dia-a-dia.
Permita-se viver e apreciar cada momento.

By velufreitas
Não tem preço... (51 fotos)

Escudo

Meu escudo verde e florido
Em meio ao concreto que
Me cerceia, me protege, me camufla e me enfeita.

By Velufreitas
Texto escrito no dia 23 de setembro de 2013

Meu presente eterno

Me apaixonei pelas letras lá pelos 4, 5 anos. E só fui alfabetizada aos 7 anos.
Lia somente as imagens, devorava as páginas com a minha contação de histórias e sabendo disso o meu querido avô Sebastião Veríssimo, me presenteou com uma revistinha que eu amei, li e reli milhões de vezes.
Pouco tempo depois, um ano, ele veio a falecer e guardo até hoje o gibi e toda vez que o folheio é uma emoção sem palavras, é um grande tesouro para mim, tenho vivo em minha lembrança a sua imagem, o seu afeto, o seu carinho.
É essa a beleza de se dar um presente, tornar-se eterno.

By Velufreitas
Texto escrito em 12 de abril de 2012 com adaptações na data da postagem.

gibi

Quituteira

Me lembrei de anos atrás quando eu fazia bolachinha de nata. Acreditem, tínhamos freguesia de leite, o leiteiro vinha de carroça entregar em casa. Depois que inventaram o saquinho e posteriormente a caixinha, acabou com a minha vocação de quituteira... E confesso que adoro tomar aquele leite com nata. Será que a galera jovem sabem do que estou falando?

By Velufreitas
Texto escrito em 16 de maio de 2012

Ebulição

Cozinha em ebulição...
E depois de dias o fogo se acendeu em minha cozinha
Trazendo aromas e sabores para vida.

By Velufreitas
Texto escrito no dia 17 de novembro de 2012

Sabores e aromas

Das lembranças boas que temos
Os sabores e aromas são imbatíveis
Sentimos com a alma e
Guardamos no coração por toda a vida.
E vai bastar só aquele cheirinho no ar
Para trazer à mente toda a historia vivida 
E tão bem guardada, por vezes,
Até quase uma eternidade.

By Velufreitas
Texto escrito no dia 20 de junho de 2012 com adaptações no dia da postagem.

Caminhos

A vida segue caminhos que escolhemos, mas nem sempre estamos no caminho que realmente é a primeira opção. 
Porém, podemos mudar o futuro? 
Estou vivendo uma dicotomia, deixei uma vida para trás consegui realizar parte dos meus sonhos, mas perdi uma parte importante de minha existência. Com o que me resta preciso alicerçar o que farei para a outra metade da minha vida.

Que eu consiga fazer o futuro dos meus sonhos...

By Velufreitas
Texto escrito no dia 15 de outubro de 2012
PS: E eu nem sabia que após duas semanas desestruturaria a minha vida, o meu emocional e que jamais eu seria a mesma pessoa.

Saudade

Tenho 43 anos e sou muito abençoada, posso dizer que as pessoas de maior significado e importância em minha vida estão vivas e próximas de mim, neste dia lembramos daquelas que já se foram e deixaram suas marcas em nossa existência.
E algumas delas certamente nos transformaram e só nos damos conta de tal grandeza após sua partida. O que nos consola é essa crença de que um dia vamos nos reencontrar em outra vida, outra dimensão, às vezes tenho minhas dúvidas e penso que a vida é somente essa passagem terrena em que não levamos, somente deixamos: um legado, uma lembrança ou simplesmente seremos esquecidos para sempre. Tudo dependerá do quanto você plantou, do quanto se entregou, das atitudes que teve em vida, dos sorrisos que distribuiu, das lições que aprendeu e ensinou, do quanto foi capaz de amar e fazer feliz.
Podemos ser eternos, basta fazer por merecer em vida. E eu tenho algumas pessoas por quem nutro uma saudade infinita, como fizeram a diferença em minha vida.

Paz e Luz!!!

By Velufreitas
Texto escrito no dia 02 de novembro de 2013 - Dia de Finados

ceu azul

Despedida

A vida nos permite conhecer inúmeras pessoas, amo aquele texto em que as comparam com estrelas e cometas.
E num belo dia da minha vida, eis que surge o "gigante" José, uma estrela com luz própria que iluminou o meu caminho por 5 anos, com ele convivi, compartilhei, aprendi coisas sobre a vida, as relações interpessoais, cinema, rock, banalidades e afins. Fomos parceiros, companheiros e amigos, nunca nos faltamos com o respeito e a afetividade um com o outro.
Ontem, dia 31 de outubro a luz se apagou. E agora José???
Quem me dará aquele colo macio com cafuné? Quem ouvirá todas as minhas histórias intermináveis? Quem me deixará chorar compulsivamente sem me censurar? Para onde eu correrei quando eu não estiver dando conta de "carregar o meu mundo"? Sim, eu sei todas as respostas, pois, você as me ensinou. Pode descansar em paz que eu saberei me cuidar. Você me ensinou muito, tanto na vida como na morte.
Que bom que oportunizamos o encontro, a convivência e experimentamos as nuances do amor em toda a sua plenitude e intensidade.
Guardarei a sua melhor imagem e o sorriso maravilhoso com que disse no último domingo que estava imensamente feliz por eu ter feito companhia a você. Realmente, isso é o que importa, ter te feito sorrir e enchido a sua vida de alegria. Muito embora isso fosse algo tão próprio seu que o carregava até no nome, José Marques Alegria.
Foi um imenso prazer ter tido as suas mãos estendidas, o seu coração fraterno e a sua casa aberta. 
Muito obrigada por ter me ajudado a me tornar uma Mulher melhor.

By Velufreitas
Texto escrito no dia 01 de novembro de 2012, um dia após o meu querido José ter partido para a eternidade.

Jose e Vera

Círculo da vida

E todos os dias eu luto.
E todas as noites eu choro.
E assim, sigo minha vida com uma força e uma saudade.

By Velufreitas

RECOMEÇO

sábado, 15 de março de 2014

Eu ...

Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho,e desta sorte
Sou a crucificada ... a dolorida ...
Sombra de névoa tênue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!...
Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber porquê...
Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver,
E que nunca na vida me encontrou!


Florbela Espanca

1010388_806286072720453_976119544_nPB

terça-feira, 11 de março de 2014

O Trabalho

O meu trabalho é o que me move.
Me sustenta, me consome.
E muitas vezes o corpo padece.
Mas nada comparado quando me engrandece.

By Velufreitas

O Jardim

Mantenha sempre um recado no seu jardim interior
Para nunca esquecer desse pequeno detalhe 
Que faz toda a diferença para viver uma vida plena e feliz.

“O segredo não é correr atrás das borboleta. É cuidar do jardim para que elas venham até você.”

By Velufreitas

Sua história

Escreva a sua história, use todos os artifícios que puder.
Faça da sua vida um mosaico de cores, sabores e amores.
Somente assim não olhará para trás,
Com a sensação de que fez algo que não devia.

By Velufreitas

Luz

A luz que ilumina e embeleza o meu caminho,
por vezes me cega e ofusca o que vejo.
Clareia por demasia.



By Velufreitas

A caminhada

A minha cabeça está repleta de coisas para dizer,
Mas somente com o meu passo, 
Um após ao outro eu conseguirei ir ao infinito,
Pois, esse é o meu limite absurdamente ilimitado 
Em que eu posso trilhar absoluta!

By Velufreitas

 
Blogger Templates